A TECNOLOGIA EM SENTIDO MORAL: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA EM ROUSSEAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2019n15id43143

Palavras-chave:

Homem, Tecnologia, Moral, Rousseau

Resumo

O presente artigo pretende fazer uma análise reflexiva sobre a tecnologia em sentido moral. Procura-se abordar o desenvolvimento das tecnologias evidenciando suas implicações morais a partir da crítica ao progresso da razão elaborada por Jean-Jacques Rousseau no Discurso sobre as ciências e as artes. Assume-se a perspectiva crítica rousseauniana no sentido de que se compreende que o progresso científico e tecnológico deve ser entendido do ponto de vista da sua causalidade final na medida em que o progresso está relacionado com transformações profundas que ocorrem nas relações entre o homem, a natureza e a sociedade.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução Roneide Venancio Majer. Atualização para a 6ª ed.: Juçara Simões. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
HARGREAVES, Andy. O Ensino na Sociedade do Conhecimento: a educação na era da insegurança. Colecção Currículo, Políticas e Práticas. Porto: Porto Editora, 2003.
LÉVY, Pierre. Cybercultura. Traduação de Carlos Ireneu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.(Coleção Trans).
___________. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Traduação de Carlos Ireneu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
NIEETZSCHE, Freidrich Wilhelm (1844-1900). Sobre verdade e mentira. Organização e tradução: Fernando de Moraes Barros. São Paulo: Hedra, 2007.
ROUSSEAU, Jean Jacques. (1712-1778). Do contrato social; Ensaio sobre a origem das línguas; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens; Discurso sobre as ciências e as artes. Tradução Lourdes Santos Machado; introduções e notas Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores).
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Dossiê Jean-Jacques Rousseau