ROUSSEAU: DA PIEDADE À INDIFERENÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2019n15id43154

Palavras-chave:

Rousseau, Piedade, Imaginação, Desumanidade, Indiferença

Resumo

A presente comunicação objetiva demonstrar que a piedade em Rousseau, muito embora seja condição de possibilidade fundamental para o estabelecimento de relações sociais mais humanas, pode se converter em condição para a desumanidade e indiferença para com o que sofre. Argumenta-se, para tanto, que ao mesmo tempo em que a imaginação, e com ela a capacidade do homem reconhecer o outro como de sua espécie, sentindo por este empatia, encontre lugar propício para seu desenvolvimento na sociedade, também revela nesse cenário, pelo aumento das luzes, que a capacidade do homem apiedar-se pode manifestar-se, por vezes, em relação aos que se afiguram como seus iguais, porém de forma muito tênue, e até inexistente, no que concerne aos que pela distância são avaliados como diferentes, sendo por isso hostilizados. Acrescente-se a isso que a exposição excessiva a determinados acontecimentos é apresentada no Emílio como contraproducente, visto conduzir à indiferença.

Referências

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 3ª ed. Tradução de Lourdes Santos Machado; Introdução e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado e consultoria de Marilena Chauí. In.: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983a.
_______. Discurso sobre as ciências e as artes. 3ª ed. Tradução de Lourdes Santos Machado; Introdução e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado e consultoria de Marilena Chauí. In.: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983b.
_______. Emílio ou da Educação. 2ª ed. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_____________. Ensaio sobre a origem das línguas. 3ª ed. Tradução de Lourdes Santos Machado; Introdução e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado e consultoria de Marilena Chauí. In.: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983c.
PISSARRA, Maria Constança P. 2017. Jean-Jacques Rousseau e a noção de pitié. Educativa. Goiânia, v. 20, n. 1, p. 24-38, jan./abr. 2017.
STAROBINSKI, J. A transparência e o obstáculo. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Dossiê Jean-Jacques Rousseau