FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO: AS BASES HUSSERLIANAS E SUAS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS

Autores

  • Victor Leandro da Silva
  • Thaise Silva Ferro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n19id61448

Palavras-chave:

Fenomenologia, Método, Essência, Intersubjetividade, Pesquisa educativa

Resumo

A fenomenologia tem se destacado como um dos mais profícuos métodos aplicados na pesquisa em educação. No entanto, esse avanço também implicou uma redução de seu alcance teórico, circunscrito a um conjunto de orientações que muitas vezes não se coadunam a suas linhas fundamentais. Partindo dessa problemática, o presente texto visa retomar os princípios epistemológicos da fenomenologia de Edmund Husserl, em especial no que tange à relação sujeito-mundo, para, com base em suas proposições, articulá-las à discussão na pesquisa educativa envidada pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty. Como resultado, o que se pretendeu foi elucidar em que arcabouço as ciências da educação precisam estar orientadas para servirem-se do pensar fenomenológico, no que é imprescindível fazer um uso adequado de sua estrutura conceitual.

Referências

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.
HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 2005.
_____. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma fenomenologia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.
_____. Meditações Cartesianas. São Paulo: Madras, 2001.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_____. Psicologia e pedagogia da criança: Curso da Sorbonne. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
RICOEUR, Paul. Hermenêutica e ideologias. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II)