TECNICISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO EM MARX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n19id61574

Palavras-chave:

Marx, Técnica, Capital, Trabalho, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é dissertar sobre o modo como Marx trata do processo da técnica no panorama contraditório da relação entre capital e trabalho. Vê-se, a partir dessa formulação, como o tecnicismo está presente na estrutura produtiva do capitalismo e como isto reverbera na educação escolar. Examina-se, conforme o pensamento econômico marxiano, como no processo do trabalho, peculiar ao regime do capital, a técnica e a tecnologia são derivativas desse processo. Há, deste modo, condições de inferirmos a vinculação entre a produção material e o sistema educacional nas sociedades capitalistas. O desenlace deste exame é a compreensão de que se tome a técnica, a tecnologia e a maquinaria enquanto condições que as remetem ao estudo do desenvolvimento histórico da produção capitalista. Neste diapasão, a classe dos trabalhadores está submetida aos ditames do tecnicismo do processo do trabalho. Destarte, o decurso da produção e reprodução da vida social é, em essência, antinômico. Às relações econômicas encerra-se a correspondência das formas ideológicas ou da superestrutura jurídica e política. A educação escolar, na sua forma patente de componente ideológico da sociedade, retroalimenta as condições materiais da produção. O Estado é o ente que tem a competência para mediar as necessidades instrumentais do aparato produtivo com o sistema institucional de ensino e educação. Há, no modo capitalista de produção, uma contradictio in adjecto, visto que ela é, essencialmente, social, já a apropriação é, contraditoriamente, privada. A educação corrobora esta estranha situação social, visto que impõe aos alunos um padrão disciplinar que interessa fundamentalmente à produção. Importa, aqui, uma nova contradição. Tanto os educadores quanto os educandos defendem, em importante medida, os seus próprios interesses. Logo, há de se considerar a luta política e o papel do sujeito histórico-revolucionário – o proletariado. A educação se faz, assim, condição intelectual mínima para que a classe trabalhadora tome conhecimento da teoria marxiana, o que significa a posse da munição intelectual capaz de fazer plausível uma prática que busque a sua autoemancipação, na construção de uma sociabilidade genuinamente humana.

Referências

BOTO, Carlota. Instrução pública e projeto civilizador: o século VIII como intérprete da ciência, da infância e da escola. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Trad. Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1992.

CARNOY, Martin. Educação, economia e Estado: base e superestrutura; relações e mediações. Tradução de Dagmar M. L. Zibas. São Paulo: Cortez, 1984, p. 22-23.

CHAGAS, Eduardo Ferreira. Marx e os seus textos sobre educação e ensino. Palestra proferida no VI Curso de Extensão: “A Filosofia da Educação: Uma Discussão a Partir da Tradição Filosófica”, UFC, 8 jun. 2018.

____ . “Diferença entre alienação e estranhamento nos Manuscritos Econômico-filosófico (1844), de Karl Marx. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia, UFU, v. 8, n. 16 p. 23-33. jul./dez. 1994.

____ . “O pensamento de Marx sobre a subjetividade”. In: CHAGAS E. F. et. al. (Orgs.) Subjetividade e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 37-62.

CHAGAS, Eduardo Ferreira; QUEIROZ, Fábio José de. Da pedagogia do capital e de sua antítese: violência, (de)formação do trabalho e a luta pela formação humana, Dialectus, ano 3, n. 9, set./dez., 2016, p. 100-112.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 10. ed. Trad. de Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

FELISMINO, Sandra Cordeiro. “Marxismo, a filosofia insuperável do nosso tempo!”, In: Trabalho, educação e a crítica marxista”. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 289-306.

FORÇAS produtivas e relações de produção”. HARRIS, Laurence. In: BOTTOMORE, Tom (Editor). Dicionário do pensamento marxista. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

GT Filosofia da tecnologia e da técnica. “Apresentação”. Boletim ANPOF, s/d. Disponível em: < http://anpof.org/portal/index.php/en/gt-filosofia-da-tecnologia-e-da-tecnica>. Acesso em: 27/ abr. 2020.

HARVEY, David. Os limites do capital. Trad. Magda Lopes. São Paulo: Boitempo, 2013.

LIMA FILHO, Domingos Leite. “Educação técnica e educação tecnológica”. In: OLIVEIRA D. A. et. al. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.

MARX, Karl. Instruções para os delegados do conselho geral provisório: as diferentes questões. Tradução de José Barata Moura. Moscovo: Edições Progresso Lisboa, 1982. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1866/08/instrucoes.htm>. Acesso em: 06 dez. 2018.

____ . Manuscritos económico-filosóficos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1989.

____ . “Para a crítica da economia política”. In: Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. Tradução de Edgar Malagodi. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 107-140.

____ . O capital: crítica da economia política. Livro Primeiro (v. 1 e 2); “O processo de produção do capital”. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.


MÉSZÁROS, István. Marx: a teoria da alienação. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia – Tomo I (A - D) Trad. Maria Stela Gonçalves et. al. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

NASCIMENTO, João Bosco Brito do. A emancipação humana no jovem Marx: o Estado e a história. Dissertação de Mestrado, João Pessoa, UFPB, Departamento de Filosofia, 1998.

____ . A violência na sociedade e na educação em Marx e Engels. Tese de Doutorado. Fortaleza, UFC, Departamento de Educação, 2019.

RANIERI, Jesus. Alienação e estranhamento: a atualidade de Marx na crítica contemporânea do capital. s/d. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/cuba/if/marx/documentos/22/Alienacao%20e%20estranhamento....pdf>. Acesso em: 05 mai./2020.

ROMERO, Daniel. Marx e a técnica: um estudo dos manuscritos de 1861-1863. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

SANTOS NETO, Artur Bispo dos. Universidade, ciência e violência de classe. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II)