A REDESCRIÇÃO DO FILÓSOFO: O IRONISTA LIBERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n19id61583

Palavras-chave:

Antirrepresentacionismo, Liberal, Ironista

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em compreender o termo filosófico “ironista liberal” criado por Rorty que caracteriza a figura do pensador contemporâneo, imerso no mundo das redescrições. Pretende-se compreender neste artigo como Rorty descreve o teórico ironista. Sabe-se que ele usa um tipo particular de ironista. O filósofo ironista tem o papel de subverter os cânones da tradição platônica e kantiana, por isso, a teoria ironista tem também uma função terapêutica, isto é, compreender a força da narrativa metafísica cujo desejo é teorizar para que a filosofia possa se livrar totalmente desta tradição. A solução que Rorty apresenta para se opor a filosofia fundacionista e à filosofia do especialista tem no ironista liberal um ponto de apoio. Após a publicação de A Filosofia e o Espelho da Natureza (1979) Rorty se dedicou ao trabalho de redescrição do filósofo e apresentou a figura do ‘ironista liberal’. Nessa redescrição o ironista liberal é aquele que entende que suas crenças e desejos mais centrais são contingenciais, rejeita o modelo de uma ordem dada para além do tempo e da mudança e não compreende a linguagem como "representação da realidade", mas enquanto vários jogos linguisticos. Esta guinada em direção a uma filosofia social, nos termos deweyanos, contém um forte apelo ético e humanista.

Referências

CARVALHO FILHO, A. Sensibilidade, solidariedade, autocriação privada. Rorty e a literatura. In: Redescrições. Ano I, Número Especial: Memória do I Colóquio Internacional Richard Rorty, 2009. p. 2. Disponível em:http://www.gtpragmatismo.com.br/redescricoes/redescricoes/memoria/aldir.pdf

CARVALHO FILHO, A.. A. A fraternidade, depois dos anos sombrios. A redescrição rortyana de uma consigna esquecida. IN: Panoramas do neopragmatismo rortyano para 'anos sombrios', Congresso Internacional "Revisitar Richard Rorty" com Robert Brandom, 2017.

DEWEY, John. Experiência e natureza. Trad. Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

DEWEY, John. A arte como experiência. Trad. Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

FÁVERO, Altair Alberto e TONIETO, Carina. O papel da filosofia na perspectiva de Richard Rorty: da epistemologia à hermenêutica. São Leopoldo, Revista Controvérsia. v. 10, n. 3, p. 143-149, set.-dez. 2014.

GHIRALDELLI JR., Paulo. Uma nova agenda para a filosofia. In: Pragmatismo e política. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

JAMES, William. Ensaios do empirismo radical. Trad. P. R.Mariconda. São Paulo: Abril Cultural,1979.

KANT, Immanuel. A crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 2 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.

MALACHOWSKI, Alan. Richard Rorty. New Jersey: Princeton University Press, 2002. (Philosophy Now).

NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães do. Dewey e Rorty: da metafísica empírica à metafísica da cultura. Teresina: EDUFPI, 2014.

NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães do. Richard Rorty e seu Herói Filosófico: John Dewey. In: LIMA e ARAÚJO NETO (Org.). Filosofia prática, epistemologia e hermenêutica. Porto Alegre: Editora Fi, 2016, v. 01, p. 346-376.

OLIVEIRA, Manfredo A. Filosofia na crise da modernidade. São Paulo: Loyola, 1995.

PINTO, Paulo Roberto Margutti e MAGRO, Cristina (orgs.). Filosofia analítica, pragmatismo e ciência. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

RAMBERG, Bjorn T. Rorty e os instrumentos da filosofia. In: PINTO, Paulo Roberto Margutti e MAGRO, Cristina (orgs.). Filosofia analítica, pragmatismo e ciência. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998. p. 82-119.

RORTY, Richard. A filosofia e o espelho da natureza. Trad. Antônio Trânsito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

RORTY, Richard. A filosofia e o futuro. In: MAGRO, C.; PEREIRA, A. M. (Orgs.) Pragmatismo: a filosofia da criação e da mudança. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. p. 125.

________. Consequências do pragmatismo. Lisboa, editora Instituto Piaget, 1982.

________. Contingência, ironia e solidariedade. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

________. Objetivismo, relativismo e verdade. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997

________. Pragmatismo e política Trad. Paulo Ghiraldelli Junior.; revisão de tradução: Adriana de Oliveira. São Paulo: Martins, 2005.

________. Philosophy and social hope. NewYork: Penguin Books.1999.

RYLE; QUINE. et al. Ensaios. Trad. Baltasar Barbosa Filho (et al). São Paulo: Abril cultural, 1985.

SHKLAR, Judith. O liberalismo do medo. In: Pensamento Político e Pensadores Políticos. Chicago: Chicago University Press, 1998.

SOUSA, José Elielton de. Ironismo e tradição em Richard Rorty. Redescrições, v. 3, p. 1-10, 2009.

TOLEDO JR, J.E.C de. Linguagem, contexto e razão. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas. Departamento de Filosofia, Universidade de São Paulo. 2008

TOLEDO JR, J.E.C. Richard Rorty e a emergência da filosofia pós-analítica: transformações institucionais e mudança intelectual na filosofia profissional norte-americana contemporânea. Campinas – UNICAMP, 2015 (Tese de Doutorado). Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas. Departamento de Filosofia, Universidade de São Paulo. 2008.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. 3 ed. São Paulo: Abril cultural, 1984.

Downloads

Publicado

2020-12-19