PARA UMA COMPREENSÃO DO RETORNO DO RELIGIOSO A PARTIR DA TEORIA MARXIANA DO ESTRANHAMENTO

Autores

  • Renato Almeida de Oliveira
  • Antônia Juliete Pereira Pinto

DOI:

https://doi.org/10.30611/2022n25id80844

Palavras-chave:

Fenômeno religioso, Estranhamento, Capitalismo, Marx

Resumo

O presente texto objetiva investigar o retorno do fenômeno religioso por meio da teoria de Karl Marx sobre o estranhamento, em obras como A questão Judaica, Crítica da filosofia do direito de Hegel – Introdução, Manuscritos Econômicos-filosóficos e a Ideologia Alemã, obras nas quais Marx discute as condições materiais de existência para explicar a sociedade moderna (a política, a religião etc.), o que possibilita uma discussão sobre as estruturas concretas e sociais do sistema capitalista. Essas análises permitem entender como a religião se faz tão presente na vida dos indivíduos, uma vez que o capitalismo é permeado por um trabalho fragmentado, que conduz o homem à perda de si, um trabalho marcado pelas contradições da propriedade privada. Para Marx, a religião não é um fenômeno abstrato, mas social e pode ser investigada pelo estudo das condições materiais da realidade. Portanto, se a religião persiste na sociedade é porque o capitalismo não promove uma real emancipação, mas apenas uma vida humana estranhada. A busca pela religião é uma forma de o homem reconciliar-se consigo mesmo, já que o mundo material o aflige e dilacera.

Referências

a
ASTRADA, Carlos. Trabalho e alienação na “Fenomenologia” e nos “Manuscritos”. Tradução de Cid Silvera. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1968.

CALVEZ, Jean-Yves. O pensamento de Karl Marx. Tradução de Agostinho Veloso. 2 ed. v. 1. Porto: Livraria Tavares Martins. 1962. (Coleção Filosofia e Religião, 13).

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. Tradução de Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2002. (Coleção Tópicos).

HECKTHEUER, Fábio Rychecki. A religião em Feuerbach e Marx: perspectivas para uma releitura. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1993. (Dissertação de Mestrado).

HEGEL, G.W.F. Princípios da filosofia do direito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LUKÁCS, Georg. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. In: Temas de Ciências Humanas. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1978.

LUKÁCS, Georg. Per l’ontologia dell’essere sociale. Traduzione di Alberto Scarponi. v. II. Roma: Riuniti, 1981.

MARKUS, Georgy. Teoria do conhecimento no jovem Marx. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1974.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007a.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A sagrada família. Tradução de Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo, 2003.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, Karl. Early writings. Translated by Rodney Livingstone and Gregor Benton. London: Penguin Classics. 1992.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl. Marx Engels collected works (MECW). v. 3. Soviet Union: Progress Publishers; London: Lawrence & Wishart; New York: International Publishers. 1975. p. 133 – 145. Disponível em <http://marxists.org/archive/marx/works.htm> Acesso em: 2 jun. 2008b.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. Sobre a religião. Tradução de Raquel Silva. 2 ed. Lisboa: Edições 70, 1976.

MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de consciência II: a dialética da estrutura e da história. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Boitempo, 2011.

OLIVEIRA, R. A. de. Homem, ciência e técnica: um mapa filosófico-antropológico da contemporaneidade. In: MAIA, A. G. B. (Org.). Técnica e existência: ensaios filosóficos. Sobral: Edições Universitárias – UVA; Editora Caminhar, 2012.

OLIVEIRA, R. A. de. Religião: grito do oprimido e ópio do povo – considerações sobre a religião no jovem Marx. In: MAIA, A. G. B.; OLIVEIRA, G. P. (Orgs.). Filosofia, religião e secularização. Porto Alegre: Editora Fi, 2015.

OLIVEIRA, R. A. de. Secularização e retorno do religioso: considerações a partir da teoria do estranhamento em Marx. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. (Tese de Doutorado).

PIVA, P. J. L. Ateísmo e comunismo: o lugar de Jean Meslier na filosofia política das luzes. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política. São Paulo. n. 7. Fev. 2005, p. 99-107.

SÈVE, Lucien. Análises marxistas da alienação. Tradução de Madalena Cunha Matos. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

VASQUEZ, Eduardo. En torno al concepto de alienacion en Marx y Heidegger. Caracas: Ediciones de la Biblioteca, 1967.

VERRET, Michel. Os marxistas e a religião: ensaio sobre o ateísmo moderno. Lisboa: Prelo, 1975.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Edição

Seção

Dossiê Hegel-Marx