EDUCAÇÕES E(M) BARBÁRIES DO-NO PRESENTE: NEOLIBERALISMO, NEOFUNDAMENTALISMO E NARCISISMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n22id71239

Palavras-chave:

Educações, Filosofia e Educação, Pós-Modernidade, Teorias (pós)Críticas, Barbárie

Resumo

Este manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das barbáries constituídas pelos atravessamentos neoliberais, neofundamentalistas e de (neo)narcisismo patológico nas educações do-no tempo presente. Tal investigação ancora-se nas bases epistemológicas dos (Pós)Críticas, das Filosofias das Diferenças e dos estudos sobre a (Pós)Modernidade. Este manuscrito toma como base as discursividades do movimento Escola sem Partido presentes em seu sítio eletrônico, a partir de uma hermenêutica do presente de bases em Michel Foucault. Tal movimento analítico leva-nos a instauração de três linhas constitutivas das educações e(m) barbáries do-no contemporâneo: i) a neoliberalização da educação, elaborada a partir de projetos de privatização dos espaços, saberes e subjetividades; ii) o neofundamentalismo na educação, instaurado por regimes de um educar para a moralidade, ressentimento, má consciência e o ideal ascético; iii) a (neo)narcisificação na-da educação, constituído por processos que se intensificaram na pós-modernidade, a superidentificação, a hipertrofia do Eu e o retorno ao totemismo.

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Publicado

2021-06-16

Edição

Seção

Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação