DA FANTASIA À REALIDADE: ASPECTOS POLÍTICOS DE HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX E O BRASIL DO PRESENTE NA ERA DA PÓS-VERDADE.

  • Deborah Gomes Leal Centro Universitário Unichristus
  • Nikaelly Lopes de Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Yrallyps Mota Chagas Centro Universitário Unichristus

Resumo

Diferentes áreas do conhecimento têm discutido o impacto das fake news no cenário político nacional e internacional e quais as perspectivas para um futuro cada vez mais informatizado, onde notícias, falsas ou verdadeiras, podem ser compartilhadas milhares de vezes por segundo. O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar, por meio de revisão bibliográfica e da exposição dos aspectos políticos apresentados na citada obra infanto-juvenil, a aproximação entre direito e literatura, trazendo um comparativo entre o mundo bruxo de Harry Potter e a Ordem da Fênix e o cenário político brasileiro atual, apresentando também o contexto internacional em que estamos inseridos. Desse modo, investiga-se as principais semelhanças existentes entre a fantasia e a realidade, por meio do intercruzamento de aspectos socio jurídicos e literários com o intuito de analisar o cenário político e social do Brasil contemporâneo na era da pós-verdade.

Palavras-chave: Direito e Literatura. Harry Potter. Pós-Verdade. Ciência Política. Fake News.

Biografia do Autor

Deborah Gomes Leal, Centro Universitário Unichristus

Aluna do curso de Direito da Unichristus, cursando o 10º semestre, integrante do Grupo de Estudos de Direito
Constitucional. Pesquisadora da Linha de Direito Internacional dos Direitos Humanos do Grupo de Estudos em
Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI) da Universidade Federal do Ceará.

Nikaelly Lopes de Freitas, Universidade Federal do Ceará

Advogada. Graduanda do 4º semestre do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Diretora Acadêmica da Linha de Direito Internacional dos Direitos Humanos do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Francisco Yrallyps Mota Chagas, Centro Universitário Unichristus

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2016). Graduado em Direito pelo Centro Universitário 7 de Setembro (2013). Professor de graduação no Curso de Direito do Centro Universitário Christus (Unichristus). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria da Constituição, Direito Constitucional, Direitos Políticos, Teorias da Democracia, Teoria do Estado e Filosofia Política. Advogado e consultor, atuando precipuamente nas seguintes áreas: direito constitucional e direito eleitoral. Membro do Instituto Latino Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia.

Publicado
2019-12-31
Como Citar
Gomes Leal, D., Lopes de Freitas, N., & Mota Chagas, F. Y. (2019). DA FANTASIA À REALIDADE: ASPECTOS POLÍTICOS DE HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX E O BRASIL DO PRESENTE NA ERA DA PÓS-VERDADE. Revista Dizer, 4(1), 235-250. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/dizer/article/view/43190
Seção
Artigos