Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Sobre os autores

  1. Os autores devem ser no máximo quatro e pelo menos um dos autores deve ser doutor ou doutorando. No caso de o autor ser graduando ou graduado, um dos coautores deve ser necessariamente doutor. Nenhum trabalho será aceito fora desse requisito, uma vez que o doutor ou doutorando será responsável pela autenticidade e rigor científico do trabalho submetido. 

  2. O autor e o(s) coautor(es) devem enviar seus dados acadêmicos (instituição, cargo, função, titulação, etc.), seu endereço para correspondência eletrônica, além de seu número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID). Também o autor e o(s) coautor(es) devem fazer o seu cadastramento no site da Revista.

  3. A Revista Educação em Debate reserva-se o direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em coautoria) em intervalos inferiores a dois anos, exceto se se tratar de autor vinculado a instituição de ensino superior estrangeira.

 

Sobre os tipos de textos

  1. A Revista Educação em Debate (quadrimestral desde 2018; semestral de 1978 a 2017) recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa (nos dois últimos casos apenas para estrageiros) sob forma de artigo técnico-científico, ensaios, resenhas, entrevistas e reflexões sobre pesquisa, ensino ou extensão cuja abordagem esteja relacionada com temas da área de Educação em geral, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação.

  2. Quando se tratar de artigos que envolvam pesquisas com seres humanos deverão seguir as normas éticas em pesquisa de acordo com o país da pesquisa em questão.

  3. O envio de escrito em qualquer modalidade supracitada para publicação, pressupõe o comprometimento do(s) seu(s) autor(es) em manter com a Revista a exclusividade do seu oferecimento para a publicação pelo prazo mínimo de 6 (seis) meses, período em que o(s) mesmo(s) se comprometem a não oferecê-lo a outro periódico ou coletânea.

  4. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de Membros do Conselho Editorial Científico e/ou de Pareceristas ad hoc que aceitarão ou não os trabalhos considerados relevantes ou em desacordo com a política editorial da Revista. Eventuais sugestões de modificações dos trabalhos, por parte dos pareceristas, serão encaminhadas e efetuadas em comum acordo com o(s) autor(es), salvo correções linguísticas menores.

  5. A Revista acusará o recebimento do trabalho, comunicará aos autores a decisão final sobre a sua aprovação ou não, bem como informará o número da edição em que foi programada sua possível inclusão.

 

Sobre a formatação dos textos

Os seguintes itens devem ser observados na preparação dos textos.

  1. Os trabalhos devem conter no mínimo 12 e no máximo 20 páginas, incluindo referências e anexos.

  2. Devem ser digitados em Editor de texto Word for Windows (versão mais recente) ou compatível, fonte Times New Roman, tamanho 12, tamanho do papel A-4, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado, com parágrafo 2,0cm, margens esquerda e superior 3,0cm e direita e inferior 2,0cm.

  3. Na primeira página deverá constar o título do trabalho (em português, inglês e espanhol) centralizado, caixa alta e negrito, tamanho 12, abaixo e alinhado à direita o nome do autor ou dos autores (o máximo de quatro) que devem ser numerados para indicar no rodapé os seus dados, como: vínculo institucional, função/cargo, endereço para correspondência, e-mail, qualificações pertinentes, sua condição de pesquisador do CNPq, CAPES ou outro, etc.

  4. Resumo em português, inglês e espanhol em espaço entre linhas 1,5, no mínimo de 100 e no máximo de 250 palavras, conforme as normas da ABNT (NBR 6028), sem paragrafação e com 03 a 05 palavras-chave, também em português, inglês e espanhol. Ressalta-se que não serão aceitos resumos em língua estrangeira oriundos de tradução automática (p. ex. Google tradutor).

  5. As seções (primárias, secundárias, etc.) dos artigos devem ser numeradas conforme norma da ABNT (NBR 6024).

  6. As referências das citações devem vir no corpo do trabalho referindo o autor, ano de publicação da edição citada e a página. Os demais dados constarão na referência bibliográfica final na qual deverá constar somente as obras citadas no texto e deverá obedecer às normas da ABNT (NBR 6023). Utilizar notas de rodapés para explicações, traduções, informações de dados e outros, conforme as normas técnicas.

  7. Citação com mais de 03 linhas deve-se utilizar recuo à esquerda de 04cm, letra tamanho 10 e  espaço entre linhas simples conforme as normas da ABNT (NBR 10520).

  8. Quadros, tabelas, gráficos e imagens deverão ser inseridas no trabalho numeradas sequencialmente e referidas no texto pela sua numeração. Ex: (Tabela 1, Quadro 1, Figura 1 etc.).

  9. As ilustrações na forma de tabelas, fotos e gráficos só deverão ser enviadas quando absolutamente necessárias, devendo ser em preto e branco, de boa qualidade, e acompanhadas das suas respectivas legendas e referências.

  10. Juntamente com o artigo, deverão ser encaminhadas para o e-mail <reducacaoemdebateufc@gmail.com> declarações assinadas por revisor e por tradutor, que comprovem que o texto segue a norma padrão do português e que os resumos foram adequadamente traduzidos para o inglês e para o espanhol, além de uma declaração de originalidade do artigo por parte do autor.

  11. Para auxiliar a formatação dos artigos, indicamos este template: Modelo de Artigo (Template);

  12. Os artigos serão analisados pelo programa de detecção de plágio CopySpider.

  13. Para que se possa iniciar o processo de avaliação do artigo, solicita-se o envio das seguintes declarações: a) de revisor (licenciado em letras-português) - para que comprove que o texto segue a norma padrão do português; b) de tradutor (licenciado em letras-inglês e em letras-espanhol) - para que demonstre que os resumos foram adequadamente traduzidos para o inglês e para o espanhol; c) de que o artigo é original e inédito. OBS: nas declarações do revisor e do tradutor, deve constar link do profissional na plataforma Lattes.

  14. Quanto às resenhas, elas devem se referir a obras publicadas no ano em curso; além disso, devem também ser inéditas. Devem ter de três a quatro páginas. Deve-se traduzir o título tanto para o inglês, quanto para o espanhol. Solicita-se, ainda, o envio das seguintes declarações: a) de revisor - licenciado em letras-português (que comprove que o texto da resenha segue a norma padrão do português); b) de tradutor - licenciado em letras-inglês e em letras-espanhol (que demonstre que os títulos foram adequadamente traduzidos para o inglês e para o espanhol); c) de que a resenha é original e inédita. OBS: nas declarações do revisor e do tradutor, deve constar link do profissional na plataforma Lattes.

  15. Destacamos que não cobramos taxas aos autores para a publicação dos artigos.

 

Artigos

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