CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – DOSSIÊ TEMÁTICO: “Políticas Públicas Voltadas à EducaçãoSuperior e Gestão Universitária”.

2022-11-21

APRESENTAÇÃO
A proposta do Dossiê: “Políticas Públicas Voltadas à Educação Superior e Gestão
Universitária” decorre da necessidade de a sociedade organizada averiguar se as
Políticas Públicas implementadas alcançam os objetivos de induzir o desenvolvimento
econômico e social. Igualmente, orienta-se aos Gestores, cuja obrigação é estar
sempre atentos ao comportamento dos stakeholders (fornecedores, consumidores,
governo etc.). Emerge, assim, a sistemática de Avaliação de Políticas Públicas, cuja
função central é proporcionar informações científicas, úteis e relevantes acerca do
êxito da implementação das Políticas Públicas. Trata-se, em última instância, de uma
ação racional para permitir o Controle Social, a partir do emprego de abordagens
científicas que enfatizem a análise do contexto social, econômico, político, cultural e
organizacional sob os quais as Políticas Públicas são implementadas. O objetivo das
ações avaliativas é aprimorar a implementação das Políticas Públicas e averiguar a
adequação das práticas governamentais, tornando-as transparentes à sociedade.
Cabe observar que a avaliação de Políticas Públicas, de Programas Sociais e de
Projetos é um mecanismo que contribui para o aperfeiçoamento do processo de
tomada de decisões gerenciais, o que possibilita conhecer os efeitos produzidos pelos
Programas Sociais e Projetos. Assim sendo, é possível comparar a realidade observada
com o plano de ações efetivado a priori, analisando-se as alterações nas principais
variáveis envolvidas e identificando-se os impactos gerados nos estratos sociais que se
pretendia atingir com a implementação das Políticas Públicas.

OBJETIVO
Promover debates e reflexões sobre a formação de Recursos Humanos altamente
especializados na área de Avaliação de Políticas Públicas e Gestão para mudar o
cenário atual, em que o Estado se ressente da ausência de ações voltadas ao estudo,
ao monitoramento e à identificação dos impactos destes empreendimentos sociais. É
nesse espaço acadêmico voltado ao debate e ao esclarecimento de ideias e princípios,
de busca de entendimento e de construção de consensos teóricos que se enquadra o
Monográfico da Revista Educação em Debate, intitulado: Políticas Públicas Voltadas à
Educação Superior e Gestão Universitária.

EIXOS TEMÁTICOS
Os artigos submetidos devem focar sobre os seguintes eixos temáticos: Políticas
Públicas; Educação Superior; Gestão Universitária; Avaliação educacional.

ORGANIZADORES DO DOSSIÊ
Prof. Dr. Wagner Bandeira Andriola – Universidade Federal do Ceará (UFC, Brasil).
Prof. Dr. Oscar Maureira Cabrera – Universidad Católica Sílva Henríquez (UCSH, Chile).

EDITORA-CHEFE
Profa. Dra. Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará (UFC, Brasil).