CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ (set./dez. 2023)

2023-07-03

REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – FACED-UFC

DOSSIÊ TEMÁTICO: Processos formativos em contextos locais

APRESENTAÇÃO:

O dossiê abrange textos relacionados à dinâmica (prática e teórica) de ensinar e aprender, em espaços escolares e não escolares, com ênfase em “Processos formativos em contextos locais”. De fato, resumindo, o dossiê propõe o debate sobre o ensinar/aprender em contextos. Ensinar e aprender nas mais diferentes perspectivas teóricas, oportunizando a ampliação do debate sobre a formação na escola e/ou fora dela. Contextos locais entendidos como ambiente de relação entre o local e o global, assim, contexto local não se confunde com localismo, mas dialoga com os ambientes locais em relação ao mundo global. Local e global são pontos de referência, nunca meras marcações geográficas.

OBJETIVO:

Divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas em universidades brasileiras e estrangeiras, que envolvam professores e alunos de programas de pós-graduação no debate sobre a dinâmica de ensinar e aprender, propiciando espaço de intercâmbio, aprendizagem, desenvolvimento, reflexão de temas relacionados à teoria e à prática de ensinar e aprender dentro e fora do ambiente escolar.

EIXOS TEMÁTICOS:

Processo ensino-aprendizagem;

Políticas públicas de formação;

Experiências escolares e não escolares de aprendizagem;

Projetos político-pedagógicos.

ORGANIZADORES DO DOSSIÊ:

Prof. Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Prof. Dr. Fernando José Fraga de Azevedo – Universidade do Minho – UMINHO

Profa. Dra. Verônica Maria de Araújo Pontes - Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN

Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão - Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

EDITORA-CHEFE
Profa. Dra. Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará – UFC

PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTOS: 15 de agosto de 2023 (dossiê)

ATENÇÃO! Informamos que continua aberto o prazo para submissão de artigos em fluxo contínuo.

NORMAS EDITORIAIS A SEREM SEGUIDAS

http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions

ENVIO DOS TEXTOS PARA O E-MAIL

reducacaoemdebateufcdossie@gmail.com