DO TEXTO LITERÁRIO AO TEXTO TEATRAL

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA LEITURA DE O MÁGICO DE OZ COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72467

Palavras-chave:

Letramento literário, Ensino de leitura, Peça teatral, Sarau literário

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência resultante de uma ação pedagógica efetuada em uma escola pública estadual localizada no município de Maracanaú (CE). Tivemos como objetivo apresentar considerações sobre a nossa trajetória no trabalho de orientação de uma turma do segundo ano do Ensino Médio na realização do projeto de adaptação teatral da obra O mágico de Oz, do escritor americano Lyman Frank Baum, publicada em 1900, apresentado no sarau literário da escola, em novembro de 2018. Como aporte teórico dessa prática, utilizamos os estudos do letramento literário de Cosson (2018), reflexões acerca da pedagogia da autonomia postulada por Freire (2014), reflexões de Bakhtin (2003), entre outros autores. Concluímos que, a partir da sequenciação didática formulada, os alunos desenvolveram habilidades de apreciação/compreensão do texto literário, bem como de organização do gênero teatro. Os alunos, além disso, demostraram interesse, empenho e engajamento na execução das atividades, colocando em prática a autonomia, a capacidade de conviver, de trabalhar em equipe, de assumir responsabilidades, de refletir, de dialogar, entre outras competências. A partir disso, percebemos que o projeto foi significativo no processo de aprendizagem e desenvolvimento de práticas de leitura, oralidade e escrita desses adolescentes.

Biografia do Autor

Priscila Sandra Ramos de Lima, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Efetiva de Língua Inglesa da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Efetivo de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Fortaleza (SME).

Dannytza Serra Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ANDRADE, F. R. S. Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida
de professores alfabetizadores. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) –
Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística,
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.
repositorio.ufc.br/handle/riufc/41485. Acesso em: 2 jul. 2021.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAUM, L. F. O mágico de Oz. Cotia: Pé da Letra, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a
base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://
basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.
pdf. Acesso em: 2 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos
do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
COELHO, M. A. Teatro na escola: uma possibilidade de educação efetiva.
Polêmica, Rio de Janeiro, v. 13. n. 2, p. 1208-1224, abr./jun. 2014. Disponível
em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/10617/
8513. Acesso em: 2 jul. 2021.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
COUTINHO, A. Notas de teoria literária. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita:
perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48.
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JAPIASSU, R. Jogos teatrais na escola pública. Revista Faculdade de Educação, São
Paulo, v. 24, n. 2, p. 81-97, jul./dez. 1998. Disponível em: http://www.revistas.
usp.br/rfe/article/view/59628/62725. Acesso em: 2 jul. 2021.
KLEIMAN, A. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a
prática social da leitura e da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KOUDELA, I. D.; SANTANA, A. P. Abordagens metodológicas do teatro na
educação. Revista Científica, São Luís, v. 3, n. 2, p. 145-154, 2005. Disponível em:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/
2010/Arte/artigos/metodo_teatro.pdf. Acesso em: 2 jul. 2021.
LEFFA, V. J. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a
interpretação de texto. In: LEFFA, V. J.; ERNST, A. (org.). Linguagens: metodologia
de ensino e pesquisa. Pelotas: Educat, 2012. p. 253-269.
MATUSOV, E. Journey into dialogic pedagogy. New York: Nova Science
Publishers, 2009.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes
Limitada, 1994.
OLIVEIRA, M. S. Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística
Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010. DOI: 10.1590/S1984-
63982010000200003. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/
arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Arte/artigos/metodo_teatro.pdf. Acesso
em: 2 jul. 2021.
OLIVEIRA, M. E.; STOLTZ, T. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky.
Educar, Curitiba, n. 36, p. 77-93, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/
er/n36/a07n36.pdf. Acesso em: 2 jul. 2021.
SANFELICE, D.; MEINERZ, A. O teatro como ferramenta pedagógica no ensino
integrado ao médio: uma experiência no IFRS campus Osório. TEAR: revista de
educação, ciência e tecnologia, Canoas, v. 6, n. 2, 2017. DOI: 10.35819/tear.v6.
n2.a2061. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/
view/2061. Acesso em: 2 jul. 2021.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado
de Letras, 2007.
SILVA, F. G.; RADIC, L. M. R.; SILVA, M. G.; FONSECA, P. M. Saraus
contemporâneos: a importância dos saraus como espaço político de socialização.
Cadernos CESPUC, Belo Horizonte, n. 29, p. 150-167, 2016. DOI:
10.5752/P.2358-3231.n29p150-167. Disponível em: http://periodicos.pucminas.
br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p150. Acesso
em: 2 jul. 2021.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no
desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Artigos