RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA PERCEPÇÃO DE EDUCADORES-FORMADORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72474

Palavras-chave:

Relação escola-família, Educação infantil, Formação continuada, Ensino fundamental

Resumo

Sendo escola e família instituições com formas de ensino diferentes, porém com objetivos semelhantes no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, nota-se a necessidade de aproximação entre elas. O objetivo deste artigo é apresentar as percepções de educadores-formadores e coordenadores pedagógicos da educação infantil de uma rede municipal de ensino acerca das funções da família e sobre a importância da relação escola-família. Para isso, contou com a aplicação de questionários em um grupo de estudos e a análise desses dados com base no conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados nos mostram que, apesar de haver avanços na compreensão da importância da relação, ainda há alguns pontos a serem enfrentados em prol da organização das práticas pedagógicas com as crianças em ambas as instituições. Além disso, percebe-se a necessidade de aproximação também entre os níveis da educação dentro da própria rede de ensino para que alinhem suas similaridades, amenizando a forte ruptura de um nível para outro e a culpabilização das fragilidades formativas da criança direcionadas ao grupo familiar ou ao outro nível de escolarização frequentado.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Argenti Perez, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Caroline de Souza Araújo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pesquisadora-estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização (GEPIFE).

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Publicado

2021-11-17

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Artigos