A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUA “JUVENILIZAÇÃO”: A EXPRESSÃO DE UMA PROMESSA NÃO CUMPRIDA DE EDUCAÇÃO PARA TODOS NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL (PR)

Autores

  • Margarete Chimilosk Dolla Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEDUC-PR)
  • Márcia Cossetin Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
  • Lidiane Cossetin Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

O objetivo deste artigo é o de provocar e ampliar a reflexão sobre a produção do
fenômeno da “juvenilização” da Educação de Jovens e Adultos, a partir de um elemento que o evidencia, qual seja, o número crescente de jovens e adolescentes que se inserem nessa modalidade de ensino. Para tanto, realizamos pesquisa qualitativa de tipo documental e utilizamo-nos da análise de dados coletados no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Cascavel (PR), no ano de 2020. A coleta foi realizada por meio do acesso ao Sistema Estadual de Registro Escolar, considerando-se matrículas de ingressantes. Para análise buscamos o amparo de teóricos que discutem a organização social, nesta, a educação, e, sobretudo, a educação na modalidade de jovens e adultos. A partir disso, discutimos acerca dos fatores que influenciam esse processo, uma vez que as políticas educacionais, a partir da década de 1990, reafirmam a oferta de educação para todos, o que significaria acesso de todas as crianças à escola. Concluímos que prevalece uma incoerência, ou seja, a “oferta de Educação para todos” não se concretizou, e
a entrada prematura desses sujeitos na modalidade de Educação de Jovens e
Adultos denuncia isso, expressando, em primeira instância, a dualidade característica do sistema educacional do país, que distribui, de forma diferenciada, as condições de acesso ao conhecimento.

Downloads

Publicado

2021-03-27

Edição

Seção

Artigos