HELLOTALK E HINATIVE: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM APLICATIVOS DE LÍNGUAS

Autores

  • Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares Colégio Santo Agostinho, Contagem (MG).
  • Mariana Botarro Bambirra Colégio Santo Agostinho, Contagem (MG)

Resumo

Os últimos avanços tecnológicos, especialmente com o desenvolvimento e a popularização dos smartphones, trouxeram novas possibilidades para o cenário de
aprendizagem de línguas. Nesse contexto, os aplicativos vêm assumindo um papel
de destaque na complementação, ou como primeira opção, na aquisição de uma
nova língua. O objetivo deste trabalho foi, portanto, identificar e explorar possibilidades de aplicativos de aprendizagem de línguas que, indo de encontro a métodos mais tradicionais de ensino, oferecessem uma proposta mais comunicativa,
baseada em práticas socioculturais reflexivas de uso da linguagem. Diante disso,
foram selecionados, como exemplo, dois aplicativos que se destacaram dentre os
demais pelas propostas de aprendizagem autêntica, atualizada e colaborativa de
língua: o HelloTalk e o HiNative.

Downloads

Publicado

2021-03-27

Edição

Seção

Artigos