O FENÔMENO DA INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL?

Autores

  • Ellery Henrique Barros da Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI) Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Fauston Negreiros Universidade de São Paulo (USP) Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Aldenor Batista da Silva Júnior Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
  • Francisca Andreia Macedo Loiola Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumo

O presente trabalho discute sobre o fenômeno de indisciplina no espaço escolar
em uma escola no cenário nordestino. Possui como objetivo conhecer a percepção
dos professores frente ao fenômeno de indisciplina no Ensino Fundamental Anos
Finais. Assim, o método utilizado foi o de abordagem qualitativa e, quanto aos
objetivos da pesquisa, classifica-se como descritiva. Os participantes foram 6
(seis) professores que atuam em turmas do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental
Anos Finais no município de Barão de Grajaú (MA). O instrumento de coleta dos
dados foi um questionário semiestruturado. O procedimento de análise dos dados
utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade, constituída pelas suas três etapas:
análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e (re)interpretação. A partir
dos resultados obtidos, constata-se a necessidade de práticas pedagógicas que
acompanhem as transformações sociais e a realidade dos escolares, bem como o
papel da família na educação dos filhos.

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Publicado

2021-03-27

Edição

Seção

Artigos