SIMULAÇÃO, OFICINA E RODA DE CONVERSA: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NA SAÚDE

Autores

  • Ananda Kenney da Cunha Nascimento Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Rossana Staevie Baduy Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

As ações educativas que vêm sendo implementadas na Educação Permanente em Saúde (EPS) têm se alinhado às demandas cotidianas encontradas na prática dos serviços de saúde, fazendo uso de estratégias de “ensinagem”: aprendizagem ativa e colaborativa. No presente material, apresentamos três roteiros para serem aplicados em ações que visem aproximar o ensino ao cotidiano de serviços de saúde, são eles: simulação, oficina e roda de conversa. O método da simulação se destaca pela aproximação de uma situação realística em um ambiente de aprendizagem seguro. As estratégias da oficina e da roda de conversa se assemelham no formato e por privilegiarem as experiências cotidianas e o diálogo; a oficina demanda a materialização de um produto do processo; a roda de conversa configura um espaço de bate-papo mais livre e descontraído. Tais estratégias são primordiais para um processo de EPS, haja vista que este processo propõe a “aprendizagem significativa”, que acompanha a vida do profissional desde a sua formação e segue em sua atuação, favorecendo uma qualificação que articula ensino, pesquisa e cuidado ao longo da problematização do fazer coletivo nos sistemas e serviços de saúde.

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Publicado

2021-03-27

Edição

Seção

Artigos