A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE APOIO NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR

Autores

  • Juliana Jesus da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Cristiane Pereira Peres Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
  • Mariclei Przylepa Rede Municipal de Ensino de Dourados (MS).

Resumo

O artigo possui como objetivo analisar as práticas pedagógicas realizadas pelo
professor de apoio na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista
(TEA) no ensino regular (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) da Rede Municipal de Ensino de Maracaju, no estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica e de campo, teve como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado entregue a três professoras de apoio. Resultados apontaram a importância dos professores de apoio na inclusão dos alunos com TEA, no âmbito educacional, pessoal e social. Foi possível constatar ainda que é preciso investir em formações continuadas para os profissionais da educação e desenvolver trabalhos colaborativos entre professores de apoio, professores regentes, gestores escolares (direção escolar e coordenação pedagógica), para alcançar melhores resultados no processo de escolarização e socialização dos discentes no processo de inclusão. Portanto, no ensino regular inclusivo, a formação docente é fundamental para assegurar um atendimento educacional qualitativo, específico, especializado e social dos discentes.

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Publicado

2020-12-25

Edição

Seção

Artigos