A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

  • Samila Bernardi do Vale Universidade de São Paulo (USP). Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).
  • Claudinei de Souza Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).
  • Heloisa Rosa Alves Colégio Ideal.
  • Gabriela Vansan Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (ADEVIRP).

Resumo

Este artigo é fruto da experiência de bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do subprojeto de pedagogia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). O tema é resultado de inquietações dos participantes a partir da realização do projeto Conhecendo e valorizando a cultura africana no Brasil, com alunos(as) do 1.º ano do ensino fundamental de uma escola pública. É central, neste trabalho, a reflexão acerca dos desafios presentes na prática docente com relação à abordagem da educação das/para as relações étnico-raciais, perpassando temas como o racismo estrutural no Brasil, a luta histórica do movimento negro contra o racismo e a favor de políticas educacionais, a conquista social a partir das leis n.º 10.639/2003 e n.º 11.645/2008 e os impasses na sua concretização. Busca-se salientar também os desafios e possibilidades da prática docente em torno da temática, a necessidade de uma formação de professores que fundamente e oriente, de fato, as práticas docentes e, por fim, os desafios e as possibilidades que se vislumbram a partir da experiência junto ao PIBID. O objetivo é o de evidenciar e relatar a atuação dos(as) bolsistas de pedagogia na realização do projeto, bem como endossar reflexão sobre a formação docente e a educação antirracista. Tomam-se como base os relatórios produzidos no período supracitado, o material de desenvolvimento do projeto e os documentos oficiais de diretrizes para educação das/para as relações étnico-raciais, além de livros e artigos relacionados ao tema do racismo, às relações étnico-raciais na escola e à formação de professores.

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Publicado

2020-12-25

Edição

Seção

Artigos