INSTITUCIONAL DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS SOBRE O DESEMPENHO EM RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS

Autores

  • Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
  • Paola Matos da Hora Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
  • Luciana da Silva Castro

Resumo

A literatura da área sobre ranking internacional acadêmico destaca metodologias
empregadas, indicadores utilizados e resultados alcançados, revelando a necessidade de se investigar como as universidades ranqueadas se veem nesse processo. Desse modo, o presente artigo averigua o posicionamento institucional de universidades frente ao desempenho em rankings internacionais de prestígio, a saber: o Academic Ranking of World Universities (ARWU), o Q&S World University Rankings (QS) e o Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings The Top 200 World Universities (THE). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que se vale da análise de conteúdo para perceber a voz institucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre o destaque nacional delas nesses rankings. Analisam-se, dentro do recorte temporal de publicação de 2017, 2018 e 2019, os relatórios de autoavaliação institucional e as notícias contendo a palavra “ranking” publicadas no site das instituições. Esta pesquisa conclui por um olhar crítico, e até mesmo estratégico, das instituições a respeito dos resultados. Questões metodológicas ou desvantagens não são citadas; no lugar disso, notam-se universidades que reafirmam sua excelência por meio dos rankings internacionais e veem a manutenção e melhora do desempenho como algo diretamente relacionado ao aumento do orçamento destinado à educação superior pública do Brasil.

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Publicado

2020-12-25

Edição

Seção

Artigos