PERSPECTIVAS DE ENSINO BILÍNGUE DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores

  • Rodrigo Altair Morato Rede Jesuíta de Educação.
  • Rafaela Cícera Ferreira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Cláudio Alves Pereira Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Resumo

O fenômeno da educação bilíngue está em um momento de grande expansão no
Brasil, movimento acompanhado por distintas formas de implementação do estudo de mais de uma língua estrangeira, a depender da instituição de ensino. Essa variação em metodologias e formatos da educação bilíngue gera para as partes interessadas, como alunos, famílias e educadores, dúvidas e percepções múltiplas sobre o que, de fato, vem a ser a educação bilíngue. Para esclarecer o conceito de educação bilíngue e verificar o entendimento sobre esta por parte da comunidade escolar, elaborou-se uma pesquisa on-line, via Google Forms, questionando pais e professores sobre a ideia de ensino bilíngue e o conceito de fluência linguística. A pesquisa contou com a participação de cinquenta professores de disciplinas variadas, vinte e cinco professores de língua inglesa, além de cem pais de alunos de diferentes regiões do Brasil. A distribuição dos resultados foi apresentada no formato de gráfico e a discussão problematizada ao longo do texto. Concluiu-se que o uso do termo genérico Ensino Bilíngue para descrever um processo tão complexo não serve para caracterizar as instituições educacionais. A nomenclatura utilizada para descrever programas de ensino bilíngue precisa ser mais específica, a fim de traduzir o que realmente acontece nas escolas.

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Publicado

2020-12-25

Edição

Seção

Artigos