NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE A FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO PARFOR

Autores

  • Marta Lícia de Jesus Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Regina Lúcia Portela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o resultado de uma pesquisa sobre a percepção de professoras acerca das repercussões da formação de nível superior em Pedagogia, cursada na condição de profissionais que já atuavam nas salas de aula da educação básica da rede pública de ensino. A formação das professoras ocorreu há pouco mais de cinco anos, a partir de uma política pública educacional situada, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A revisão teórica sobre a formação de professores, especificamente, as formulações sobre a identidade profissional docente, o professor-pesquisador e o professor reflexivo, apresentaram subsídios valiosos e orientaram a investigação. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, na qual a entrevista narrativa foi considerada um elemento fulcral da estratégia metodológica escolhida, visto que as narrativas das docentes foram consideradas saberes legítimos. Como resultado, pode-se conhecer de perto o domínio que as professoras possuem acerca dos processos formativos dos quais participaram e a articulação que fazem da formação com as suas práticas profissionais, antes e depois da conclusão do curso de licenciatura. O domínio do significado atribuído à formação vivenciada pelas professoras assumiu a potencialidade reflexiva e estruturante da pesquisa, por meio da análise das descrições, dos entendimentos e das experiências narradas por aquelas que, de fato, as conhecem. Diante disso, espera-se, com este trabalho, colaborar para que o conteúdo da produção acadêmica sobre a subjetividade dos docentes deva ser considerado no momento da formulação e avaliação de políticas públicas educacionais voltadas para os professores.

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Publicado

2020-10-02

Edição

Seção

Artigos