EDUCAÇÃO SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS A IDOSAS RESIDENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE FORTALEZA (CE)

Autores

  • Francisco Ildelano da Costa Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Alcinia Braga de Lima Arruda Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Educação em saúde é uma proposta de ação bastante utilizada em atividades comunitárias, uma vez que esta possui ampla variedade de execução, em virtude da possibilidade de se utilizar tanto de metodologias tradicionais como ativas, analisando sempre qual a abordagem mais confortável para o público-alvo. Tal proposta pode ser utilizada por indivíduos de quaisquer faixas etárias, embora os contextos sejam diferentes. Partindo dessas considerações, o presente relato possui como objetivo descrever a experiência da educação em saúde como ação de promoção do uso racional de plantas medicinais para idosas residentes de uma instituição de longa permanência (ILP) em Fortaleza (CE). Tendo flipchart como suporte, foram elaboradas atividades no intuito de perceber o grau de conhecimento das residentes da ILP acerca das dez plantas medicinais expostas a elas. Foram feitas perguntas sobre o reconhecimento botânico e o preparo com plantas medicinais no decorrer do diálogo com a finalidade de expor o saber popular que as participantes da atividade possuíam. Além disso, as idosas receberam informações acerca do cuidado com as plantas medicinais e sobre o cultivo destas para que pudessem se responsabilizar pelos cuidados com o horto que seria construído. Foi possível, então, além de garantir a construção do saber mútuo, fomentar a interação entre as idosas, contribuir com o cuidado e o uso racional das plantas medicinais. Destarte, ratifica-se a importância da inserção da educação nas atividades comunitárias, a fim de instigar maior apoio aos processos de promoção da saúde.

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos