ENSINO COLABORATIVO: ESTRATÉGIA INCLUSIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Adelino Candido Pimenta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGO) Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
  • Fabiana Leal Nascimento Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Julia Márcia da Silva Rede Estadual de Ensino do Maranhão (SEDUC-MA)

Resumo

O presente estudo buscou analisar concepções de professores e dos gestores do Centro de Educação de Tempo Integral em São João dos Patos (MA) acerca do ensino colaborativo como estratégia promotora da inclusão do estudante com Deficiência Intelectual (DI) nessa escola. Este trabalho consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta dos dados fizemos uso do questionário semiestruturado. Esse instrumental permitiu aos sujeitos da pesquisa escolher uma ou mais alternativas nas questões feitas a eles e/ou ainda apresentar a sua concepção acerca das questões propostas. Analisamos os resultados obtidos por meio da metodologia de análise do conteúdo com a técnica da categorização e da elaboração dos indicadores. Evidenciamos, neste estudo, que o trabalho em equipe, o diálogo, a parceria entre os profissionais da escola e a participação das famílias colaboram para práticas inclusivas de estudantes com DI na escola de tempo integral e que o ensino colaborativo se apresenta como estratégia promissora para essas práticas.

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos