ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ORIENTADAS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BOM JESUS DA LAPA (BA)

Autores

  • Isabel Rivas Maximus Denis Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF)

Resumo

O objetivo central deste escrito é o de propor estratégias de intervenção que incorporem medidas de prevenção e enfrentamento com ênfase na educação ambiental, voltada para o desenvolvimento sustentável do município de Bom Jesus da Lapa, localizado no noroeste do estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, onde rios, florestas ripícolas e terras destinadas à agricultura estão desprotegidos. É necessário identificar as condições socioeconômicas dos agricultores e habitantes dos rios que vivem na área rural do município, registrados nas associações investigadas, para orientá-los com base na produção sustentável. Os resultados mais relevantes demonstraram que um trabalho mais complexo e coordenado, de grandes proporções, é necessário, para que assim se possa oferecer aos habitantes da região uma educação ambiental de qualidade, que realmente os ajude a produzir e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais (flora e fauna) da região. Compreender o desenvolvimento sustentável exige discutir as mediações sociais que fundamentam o próprio significado de desenvolvimento e o sentido da crise ambiental. Trata-se de uma dual articulação de ideias, que envolve uma tensão teórica e uma fortaleza conceitual presente no capitalismo contemporâneo. Assim, para que haja o desenvolvimento sustentável, deve haver consciência ambiental da sociedade como um todo. Logo, tanto as escolas como os educadores têm de fazer seu papel, para que se atinja o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, acredita-se que uma eficaz ferramenta para a consciência ambiental se faz através do ensino formal, colocando em prática atitudes ecologicamente corretas para o bem-estar das populações.

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos