PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ABORDAGEM DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS DE PHILIPPE PERRENOUD

Autores

  • Andréa Carla Castro e Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Danielle Cristine Camelo Farias Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Danyella Jakelyne Lucas Gomes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Elaine Suane Florêncio dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar práticas docentes no ensino superior, a partir da noção de ensino por competências de Philippe Perrenoud (1999). Para tanto, realizamos observações em situações de ensino e entrevistas semiestruturadas com quatro docentes, dos quais três atuam em universidades públicas e um em uma instituição mista (autarquia). A análise dos dados, realizada sob orientação teórico-metodológica daa análise de conteúdo (BARDIN, 2004), indicou que os professores apresentam aproximações com alguns elementos estruturadores do ensino por competência, mas isso não significa que adotem essa abordagem como direcionamento didático. A análise sobre as práticas docentes revelou que os professores têm como objetivo formar profissionais para além do desenvolvimento de competências. Esperam formar sujeitos críticos e éticos, capazes de problematizar o próprio exercício da profissão.

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos