PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTOS MULTISSERIADOS DO CAMPO

Autores

  • Marcio José de Lima Winchuar Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

Neste artigo, investiga-se como ocorrem as práticas alfabetizadoras em contextos escolares multisseriados do campo. Apresenta-se o conceito de alfabetização e letramento e parte-se do pressuposto de que as escolas do campo não estão na agenda de prioridades de investimentos governamentais, o que se reflete nas péssimas condições infraestruturais e interfere no trabalho docente. Analisa-se um conjunto de pesquisas de pós-graduação sobre práticas alfabetizadoras em escolas/classes multisseriadas e demonstram-se dificuldades, potencialidades e desafios presentes nestes espaços. Conclui-se que a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem em contextos multisseriados necessita de um olhar atento não só de pais e professores, mas de governantes que precisam colocar a escola multisseriada do campo em sua agenda de prioridades.

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos