AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA INFÂNCIA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE NOVOS MÉTODOS

Autores

  • Amanda Cristina Ferreira Marinho Unicesumar
  • Suzi Maria Nunes Cordeiro Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Waleria Henrique dos Santos Leonel Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Mara Cecília Rafael Lopes Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

O presente artigo aborda o processo de aquisição da escrita pelo viés da Teoria Histórico-Cultural. O objetivo geral consiste em compreender os processos mentais envolvidos na aquisição da escrita no período da infância e refletir sobre a necessidade de adotar novos métodos de ensino e de aprendizagem que considerem o papel social da alfabetização e do letramento. Realizamos uma revisão de literatura, apoiada na pesquisa bibliográfica, não só com base em fontes primárias, mas, também, em artigos e periódicos que abordam o processo de alfabetização na atualidade. O estudo se justifica pela relevância de conhecer as contribuições da teoria vygotskyana. Para o alcance dos objetivos propostos, investigamos como ocorre a aquisição da escrita na infância. A análise possibilitou concluir que a Teoria Histórico-Cultural permite ao professor compreender quais habilidades são necessárias desenvolver na infância para promover a aquisição da escrita com uma função social, bem como a necessidade de elaboração de métodos que propiciem a mediação entre aluno-objeto, permitindo estimulação, experiência e interação eu-outro-objeto, processos que podem resultar em uma alfabetização mais prazerosa e significativa.

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Publicado

2019-12-21

Edição

Seção

Artigos