FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REALIDADE, COMPLEXIDADE E POSSIBILIDADES

Autores

  • Maria Marina Dias Cavalcante Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Flávia Aguiar Cabral Furtado Pinto Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Lívia Cavalcante Vieira Gonçalves Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Samuel Nobre Lopes Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

A velocidade das informações que caracteriza a era tecnológica tem reflexos diretos na Educação. As antigas metodologias de ensino e aprendizagem, que posicionavam o professor no centro, cabendo aos alunos apenas absorver passivamente os conteúdos ministrados em sala de aula, já não se expressam suficientes para desenvolver as potencialidades exigidas dos profissionais do século XXI. As instituições de ensino superior (IES) estão atentas a essa nova realidade e tendem a exigir dos docentes a aplicação de metodologias inovadoras; no entanto, não investem adequadamente em formação docente e continuam a privilegiar a titulação, em especial na modalidade de pós-graduação stricto sensu, como o principal critério de contratação desses profissionais. A pesquisa objetiva compreender os limites e possibilidades da formação pedagógica dos docentes universitários e suas implicações no ensino-aprendizagem. A metodologia empregada foi qualitativa e exploratória, por meio de estudo de caso, em que professores universitários responderam a questionamentos acerca das categorias formação pedagógica e docência universitária. Relativamente aos resultados, destacam-se como principais limites à formação pedagógica dos professores universitários os seguintes itens: a) o pouco interesse das IES em investir na formação pedagógica docente, seja inicial, seja continuada; b) a quase inexistência de políticas públicas; c) o desinteresse de boa parte dos docentes, ao acreditarem que, para ministrar boas aulas, basta dominar os conteúdos. Como possibilidades, evidenciam-se os seguintes elementos: a) o investimento, pelas IES, em formação docente inicial e continuada; b) a implementação de políticas públicas dirigidas à formação didático-pedagógica dos docentes universitários; c) o empenho dos professores com vistas à procura da formação didático-pedagógica como o meio para alcançar a melhor qualidade docente possível.

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Publicado

2019-12-21

Edição

Seção

Artigos