O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Francisco Lauriano Batista Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Vinícius Denardin Cardoso Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Lucas Portilho Nicoletti Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Resumo

O estudo teve por objetivo diagnosticar os fatores motivacionais envolvidos no exercício da prática pedagógica do professor de Educação Física Escolar. A motivação é compreendida como um fenômeno que interfere no comportamento e nas ações pedagógicas. Participaram dez professores de Educação Física da Rede Pública Estadual de Ensino. Como instrumento de pesquisa, utilizamos o questionário adaptado de Venditti Junior et al. (2009). Os dados foram categorizados e submetidos ao software Microsoft Excel. Quanto aos resultados, podemos afirmar que 70% dos professores investigados se encontram motivados e destacam que as principais dificuldades se referem à infraestrutura inapropriada, à falta de material, ao desinteresse e ao comportamento inadequado dos alunos. Além disso, as dificuldades existentes no ambiente escolar interferem na motivação do professor de Educação Física Escolar. Dessa forma, destacamos que a motivação do professor de Educação Física influencia suas ações pedagógicas, evidenciando seu compromisso enquanto profissional da educação.

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Publicado

2019-12-21

Edição

Seção

Artigos