“INFÂNCIA” DAS “CRIANÇAS” NEGRAS E ESCRAVAS NO BRASIL: APROXIMAÇÕES COM REALIDADES CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Elton Vinicius Lima dos Santos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Débora Raquel da Costa Milani Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara)
  • Márcia Cristina Argenti Perez Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara)

Resumo

A escravidão caracterizou-se pela opressão social, embasada por conhecimentos racistas e de cunho religioso que deixaram terríveis marcas estigmatizantes sobre um povo, que, apesar de compor a maior parte da sociedade brasileira, sofre duramente as consequências da desumanização que lhe foi imposta. O presente estudo tem como objetivo compreender a visibilidade da infância das crianças negras e escravas na história do Brasil no período colonial e no Império e seus desdobramentos na atualidade contemporânea. A metodologia envolve um estudo teórico, pautado na sistematização de obras da história e sociologia brasileira, com ênfase nos conhecimentos acerca da infância. A infância das crianças negras e escravas foi muito diferente de outros tipos de infância. A herança dessa infância sob escravidão se evidencia na realidade da população negra vista em indicadores sociais, como a educação, a pobreza e a violência. A intenção é contribuir com a desconstrução de um sistema social que nega as consequências da escravidão, mantendo as crianças negras em desvantagem de oportunidades e reeditando a opressão do sistema escravista.

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Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos