O SABER DOCENTE EXPERIENCIAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Autores

  • Suely Dulce de Castilho Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Silvana Alves dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Resumo

Este artigo objetiva compreender a importância do saber experiencial de uma professora da Escola Estadual Quilombola Reunidas de Cachoeira Rica, do quilombo Itambé, na Chapada dos Guimarães (MT), considerando o cenário no qual ocorre a educação escolar, a história de vida da professora, as ações pedagógicas e os saberes mobilizados por ela para driblar as dificuldades que permeiam o ambiente escolar. A pesquisa se caracteriza como etnográfica. A entrevista semiestruturada e a observação participante foram os principais instrumentos de coleta de dados. Os resultados apontam que, mesmo diante de parcos recursos pedagógicos e estruturais, a professora cria e recria atividades significativas aos estudantes quilombolas, mobilizando saberes construídos ao longo de sua trajetória de vida, profissional e na comunidade.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos