PERMANÊNCIA PROLONGADA DISCENTE NA GRADUAÇÃO: FATORES DETERMINANTES E ESTRATÉGIAS PARA O ÊXITO EM UMA IFES

Autores

  • Leilane Lima Almeida Evangelista Universidade Federal do Ceará - UFC Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Sueli Maria de Araújo Cavalcante Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

O presente artigo propõe-se investigar os aspectos que estão contribuindo para a situação de retenção discente em um curso de graduação de uma instituição federal de educação superior (IFES), visando contribuir com suporte teórico e dados para elaboração de ações que minimizem tal fenômeno. Nesta pesquisa, classificada como descritiva e qualitativa, adotou-se a pesquisa-ação como procedimento técnico por sua estreita associação com ação ou com a resolução de um problema coletivo, na medida em que a pesquisa se propõe contribuir com aplicação de ações de caráter preventivo. Assim, foram realizados dois ciclos de entrevistas semiestruturadas com os discentes selecionados, sendo implementadas ações de intervenção após cada ciclo, o que contribuiu para o êxito de 47,3% dos entrevistados.

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Publicado

2019-09-24

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Seção

Artigos