PROJETO ESCOLA VERDE – HORTA ESCOLAR E EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA EM MACAPÁ (AP)

Autores

  • Marcelo Conceição da Rocha Campos Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Eliana do Socorro de Brito Paixão Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Resumo

O artigo aborda o projeto Escola Verde: horta escolar e empreendedorismo sustentável, proposto pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá e concebido no ano de 2017, como um multiplicador de ações socioambientais que resultem na conservação do meio ambiente e estimulem atitudes empreendedoras sustentáveis, segundo técnicas agroecológicas na produção da horta. O objetivo é apresentar análises acerca das concepções e práticas educativas em educação ambiental, fomentadas no projeto, com foco no processo de ensino-aprendizagem participativo, bem como na sensibilização socioambiental e inclusão social de alunos de escolas públicas em Macapá (AP). A pesquisa foi pautada pela abordagem qualitativa e pelo tratamento dos dados na análise de conteúdo. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pela análise documental e observação participante em quatro entre as dez escolas contempladas no projeto. Dentre os principais resultados, verificou-se que o projeto revela uma aspiração arrojada, que, mesmo em meio às dificuldades, vem conquistando alguns resultados positivos nas práticas desenvolvidas nas escolas que tendem a orientar as ações dos alunos no meio natural e social, originando novas formas de relacionamento com o meio ambiente. Concluiu-se que é um projeto viável, desde que haja comprometimento de todos os parceiros envolvidos, e que a horta é um campo propício à prática educativa participativa que vise à mudança de atitudes e comportamentos relacionados ao meio ambiente, na formação de cidadãos críticos e protagonistas em práticas que evidenciem o cenário atual de degradação socioambiental.

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Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos