REFLEXÕES SOBRE CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E PESQUISA COM CRIANÇAS

Autores

  • Marileia Pereira Trindade Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumo

Neste artigo, objetiva-se discutir sobre as crianças brasileiras, particularmente as que fazem parte da educação infantil, e destacá-las enquanto sujeitos primordiais nas pesquisas que visam conhecer sobre as crianças, suas manifestações e seus laços com a educação desenvolvida em creches e pré-escolas. O texto parte de um estudo bibliográfico e documental para discutir acerca das crianças brasileiras com base em estatísticas, aspectos da educação infantil e desenvolvimento de pesquisas com crianças que fazem parte dessa educação. O estudo indica a necessidade de políticas públicas para essas crianças, como a oferta de educação infantil. Aponta a contribuição das pesquisas com crianças para se conhecer mais sobre esses sujeitos potenciais que, a seu modo, revelam as sutilezas de suas interpretações do mundo, fundamentais para o desenvolvimento das práticas cotidianas destinadas à educação infantil.

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Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos