INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Monyque Mary Bezerra de Holanda Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Georgia Maria Feitosa e Paiva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Resumo

Em decorrência da Lei n.º 13.146, sancionada em 2015, as Instituições de Ensino tiveram o encargo de adaptar-se aos estudantes com deficiência. Este estudo tem como objetivo compreender de que maneira uma universidade pública atua no processo de inclusão de estudantes com deficiência (visual). Para isso, buscamos delimitar nossa investigação na realização de um estudo qualitativo, mais especificamente um estudo de caso desta Instituição de Ensino Superior (IES). Para tal, usamos as técnicas de observação e entrevista com três sujeitos: um estudante cego, seu acompanhante e um funcionário do Setor de Acessibilidade da universidade, o que nos permitiu conhecer os desafios deste processo de inclusão. Os resultados demonstraram que o Setor de Acessibilidade da IES busca promover a inclusão dos estudantes com deficiência, adaptando seus currículos a partir do diálogo constante entre docentes, coordenação e discentes. No que se refere aos aspectos arquitetônicos, esta universidade precisa reavaliar os seus espaços para promover ambientes mais inclusivos. Concluímos que, embora haja esforços por parte da instituição em adaptar-se, ainda se fazem necessários muitos investimentos para o planejamento, a execução, a manutenção e a revisão das práticas inclusivas de pessoas com deficiência.

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Publicado

2018-12-23

Edição

Seção

Artigos