INFLUÊNCIAS DO COMPORTAMENTALISMO, COGNITIVISMO E HUMANISMO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALGUNS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REGIÃO DO BAIXO ARAGUAIA (MT)

Autores

  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Mara Maria Dutra Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Resumo

O processo de aprendizagem se estabelece desde os primeiros instantes de vida. Durante a educação formal, o processo educativo é influenciado pelas concepções de aprendizagem que os professores têm sobre o que é aprender e como esse ato se estabelece. O presente estudo teve como objetivo identificar quais teorias de aprendizagem influenciam os professores de ciências naturais em suas práticas de ensino. Esse estudo, exploratório e descritivo, foi desenvolvido no ano de 2016 e envolveu 18 professores de Ciências Naturais que atuam na Região do Baixo Araguaia, localizada a nordeste do estado de Mato Grosso. O instrumento de coleta de dados contou com 9 questões fechadas (escala Likert) e 1 aberta, cuja elaboração visou identificar as influências comportamentalista, cognitivista e humanista presentes nas práticas pedagógicas docentes. Pela análise de conteúdos, verificou-se que os professores são muito influenciados pelo comportamentalismo, pois atuam com estímulo-resposta. Com menos intensidade, são influenciados pela interação com o grupo e com o meio, características do cognitivismo; e menos influenciados ainda pela teoria humanista, do protagonismo, da inovação e do interesse do estudante. Esses resultados apontam a necessidade de que a temática teorias de aprendizagem seja pauta frequente durante a formação inicial e continuada de professores, uma vez que a concepção construída nesse processo influencia diretamente a atuação pedagógica desses profissionais.

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Publicado

2018-12-08

Edição

Seção

Artigos