A IMPORTÂNCIA DO USO DE ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Carla Patrícia da Silva Guedes Costa Universidade Federal do Pará
  • Rubenil da Silva Oliveira Universidade Federal do Pará SEDUC/MA-UEMA

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar o papel da estratégia de mediação pedagógica na inclusão da criança com autismo. Busca-se, assim, mostrar a importância de estratégias relevantes para a inclusão do aluno com autismo nas classes regulares. Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) geralmente apresentam dificuldades de aprendizagem e não têm, à disposição, profissionais que reconheçam o grau de seu distúrbio. Elas apresentam ainda inúmeras desordens em seu comportamento, sendo necessário, portanto, o desenvolvimento de estratégias eficazes, a fim de auxiliá-las a lidar com suas limitações. As estratégias de mediação pedagógica devem ser orientadas para criar zonas de desenvolvimento proximal. Dessa forma, possibilitam-se futuras aprendizagens. Concluiu-se que o trabalho não se encerra aqui, mas requer continuidade para um melhor aprofundamento. Por outro lado, já aponta que se deve compreender e conhecer o comportamento daqueles que apresentam o transtorno do espectro autista para traçar objetivos e estimular a aprendizagem. É importante que se produzam propostas eficientes no processo da escola comum e que se alcance, de forma prática e eficiente, o fazer pedagógico.

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Publicado

2018-07-21

Edição

Seção

Artigos