A PRODUÇÃO TEXTUAL SOLICITADA AOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Marcelo Macedo Corrêa e Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A investigação na qual se inscreve este estudo buscou identificar sete aspectos da relação dos professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a produção textual dos seus estudantes. Neste texto, são apresentadas as respostas à questão 1 – “Que tipo de produção escrita você costuma solicitar dos estudantes nas disciplinas que leciona?” Apoiadas metodologicamente em Nicolacci-da-Costa (2007) e Bardin (2011), e conceitualmente em Bonini e Fischer (2006), Marcuschi (2008), Marinho (2010), Dionísio e Fischer (2011) e Fiad (2011), dentre outros, as respostas permitem concluir que as escolhas das produções textuais propostas estão orientadas por referências diversas, que ora remetem às práticas escolares de escrita, ora se apropriam, ainda que parcialmente, de termos mais próprios do contexto universitário. Tal estado sugere que há não só uma oscilação como também um hibridismo involuntário na proposição de tarefas de escrita para os estudantes de Pedagogia da UFRJ.

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Publicado

2018-07-21

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Seção

Artigos