A MATRIZ CURRICULAR DE CURSOS DE LICENCIATURA E SUA INTERFACE COM A MODALIDADE EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE CRÍTICA PARA REFLEXÃO DE UMA REALIDADE CONCRETA

Autores

  • Marnilde Silva de Farias Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Lana Cristina Barbosa de Melo Universidade Estadual de Roraima (UERR) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Caroline Coelho Cattaneo Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Maristela Bortolon de Matos Universidade Estadual de Roraima (UERR) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Este artigo analisa os currículos da formação inicial de professores e sua interface com a educação do campo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior indicam que os cursos de licenciatura e de graduação plena contemplem um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos na organização curricular de curso, promovendo, assim, em seus processos de ensino e aprendizagem, todas as etapas e modalidades da educação básica. Diante do exposto, este trabalho surge com o intuito de saber se os currículos de cursos de licenciatura contemplam a modalidade educação do campo. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e na documental. Foram analisadas as matrizes curriculares de quatro cursos de licenciatura de uma instituição pública e as propostas de formação do plano de curso, bem como os documentos oficiais que regulamentam os currículos. Constatou-se, por meio da análise, que as matrizes dos cursos analisados não contemplam, em suas propostas, a modalidade Educação do Campo como eixo de ações didático-práticas; porém, foi possível perceber que as modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, e Educação Especial/Inclusiva estão previstas na formação. Há, portanto, a necessidade de adequação das propostas de formação inicial de professores, considerando que os currículos possuem um caráter norteador na formação e, para isso, precisam contemplar e garantir a abordagem de todas as etapas e modalidades da educação básica; desse modo, poderão permitir um espaço de construção e formação integral.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Artigos