ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: UM POUCO DE HISTÓRIA

Autores

  • Lorita Helena Campanholo Bordignon Secretaria Municipal de Educação do município de Santiago do Sul (SC)
  • Marilane Maria Wolff Paim Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

Na história da educação brasileira, os conceitos e as práticas pedagógicas relacionadas à alfabetização e ao letramento passaram por várias mudanças. Acredita-se que esse fato seja decorrente dos diferentes contextos socioeconômicos, culturais e políticos que têm permeado o processo de escolarização no Brasil. Este trabalho tem como objetivo pesquisar a história da alfabetização e do letramento no Brasil a partir do século XX e apresentar, baseando-se nas contribuições teóricas de pesquisadores como Mortatti e Frago, a trajetória da alfabetização e do letramento neste país, com enfoque em diferentes abordagens metodológicas. Além disso, procurou-se realizar diálogos acerca desses importantes conceitos com Soares, Mortatti, Tfouni, Smolka, Silva, Kleiman, Mary Kato e Brian Street, estabelecendo uma aproximação entre o que tais temas compreendem e a prática escolar. É relevante conhecer e entender a trajetória da alfabetização no Brasil, a fim de identificar o que dela ainda está presente nas práticas pedagógicas atuais. Isso, também, para que os profissionais da educação diretamente envolvidos possam elaborar subsídios teóricos por meio dos quais passem a conhecer um pouco da história da alfabetização e do letramento no Brasil e, ao olhar para suas práticas pedagógicas, reconheçam que concepção de ensino da escrita permeia o processo de ensino e aprendizagem – passando, então, a compreender a relevância de alfabetizar e letrar usando conceitos distintos, porém indissociáveis.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos