MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE INFÂNCIAS ENTRE PRATICANTESPENSANTES DO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Naine Terena de Jesus Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Resumo

Construído a partir de narrativas de educadores do município de Cáceres (MT), este artigo apresenta de que modo o cinema foi utilizado como intercessor para a produção de pensamentos e a problematização das diferentes infâncias existentes no cotidiano escolar. As narrativas selecionadas revelam a história de infância contada pelos educadores durante o projeto Cinema, infâncias e diferença: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo, realizado pelo Ateliê de Imagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Para a problematização das narrativas, utilizaram-se, enquanto referenciais, autores como Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) e Larrosa (2000), que possibilitaram a leitura das memórias e dos mundos culturais de cada um dos educadores.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos