A INFLUÊNCIA DA AUTOESTIMA NO DESEMPENHO ESCOLAR

Autores

  • Débora Cedro Mendes Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Karine Lobo Castelano Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Livia Mattos Martins Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Claudia Caixeta Franco Andrade Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar os personagens formadores da autoestima infanto-juvenil e analisar o seu grau de influência no desempenho escolar, na percepção de alunos e professores. Foram comparados alunos de escolas públicas e privadas através de questionários de pesquisa e por meio da escala de Rosenberg (1979). Aplicou-se também um questionário aos professores. Participaram deste estudo 112 crianças e adolescentes, de dez a 17 anos, do 5.º ano do ensino fundamental, e 28 professores de anos variados. Os resultados mostraram, de um modo geral, pontuação mais elevada que a média. Houve diferença estatística significante na pontuação de alunos de escolas públicas e privadas. Porém, essas diferenças não foram significativas estatisticamente em relação ao gênero e à idade. A maior parte dos alunos considerou a opinião de pais, professores e amigos como um fator importante para a elevação da autoestima.

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Publicado

2017-10-17

Edição

Seção

Artigos