COMPETIÇÃO, BARBÁRIE E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE ADORNO

Autores

  • Samuel Nobre Lopes Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Maria Zélia Pinto da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

A sociedade atual é marcada pela generalização de competições e de violências advindas da sociedade capitalista, exigindo que se faça uma reflexão sobre essas questões e o papel da educação para esse fim. Há vários pensadores que nos trazem contribuições teóricas para refletirmos acerca dessa educação. Dentre eles, podemos destacar Theodor Adorno, filósofo alemão e membro da Escola de Frankfurt. Tentando delinear um pouco essa temática, o presente artigo tem como objetivo exercer uma reflexão, a partir do pensamento de Adorno, sobre a questão da indústria cultural, da competição e da barbárie decorrentes da sociedade industrial e tecnológica, bem como acerca dos seus mecanismos de construção que incidem na violência, na heterogeneidade e na heteronomia. Tudo isso nos remete a algumas considerações sobre a formação humana frente à crise da formação cultural da sociedade capitalista. Para tanto, abordaremos a questão do trabalho na historicidade do homem, a relação intrínseca entre competição, barbárie e indústria cultural, concluindo com a concepção de educação e emancipação como elementos mediadores para a superação desse estado de coisas. Porém, tais discussões serão delineadas também com o pensamento de Marx e de Lukács.

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Publicado

2017-10-17

Edição

Seção

Artigos