DIDÁTICA COM-CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA: O DESAFIO DA SUPERAÇÃO TÉCNICO-REDUCIONISTA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Joselma Ferreira de Lima e Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE) Professora/Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Leidiana da Silva Lima Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) Professora celetista da Secretaria de Educação do Estado do Piauí
  • Rosuíla dos Santos Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que objetivou analisar a didática do professor do ensino superior considerando princípios científicos (com-ciência) e educativos (consciência) necessários à superação dos aspectos técnico-reducionistas. Tal objetivo surgiu da necessidade de responder ao seguinte questionamento: qual o desafio da didática com-ciência e consciência para a superação técnico-reducionista? Buscou-se, através desta pesquisa, identificar em quais princípios a didática do docente está alicerçada e quais os elementos necessários para a superação técnico-reducionista da didática do professor. Além disso, procurou-se avaliar de que forma é subsidiado o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, direcionados aos docentes de três instituições de ensino superior do interior do Piauí. Para subsidiar as discussões teóricas, apoiamo-nos em Gil (2006), Dewey (1956), Veiga (2012), Candau (2012), Demo (2012), entre outros. Os resultados apontam que os docentes acreditam que a didática técnico-reducionista se aplica na fragmentação disciplinar, sendo que, por meio do trabalho interdisciplinar e através de pesquisas de campo, residem as possibilidades de superação desse tipo de didática.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Edição

Seção

Artigos