PRINCÍPIOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS

Autores

  • Fernanda Figueira Marquezan Centro Universitário Franciscano, Santa Maria (RS).
  • Michele Wohlmann Martins Centro Universitário Franciscano, Santa Maria (RS).

Resumo

A educação infantil tem sofrido mudanças a partir da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). O texto legal declara princípios norteadores da educação infantil que precisam estar explicitados nas propostas pedagógicas das instituições. Assim, este estudo investigou como os princípios norteadores da educação infantil são contemplados nos projetos político-pedagógicos (PPPs) de três escolas municipais de educação infantil (EMEI) de um município do interior do Rio Grande do Sul. Como objetivos específicos,
tem-se o que segue: a) identificar como os princípios estéticos, éticos e políticos são explicitados no Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e b) verificar quais princípios norteadores da educação infantil são declarados nos PPPs. Para isso, a pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa; o tipo de estudo utilizado foi o de caso, em três escolas
do interior do Rio Grande do Sul. A fonte de dados foram os projetos
político-pedagógicos das respectivas instituições de educação infantil. Após a análise dos dados, os resultados indicam que os PPPs das EMEI estudadas contemplam os princípios norteadores, demostrando que os professores e os gestores das instituições municipais de educação, ao elaborarem seus documentos, procuram atender ao que é declarado nos textos legais referentes à educação infantil.

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Publicado

2017-10-18

Edição

Seção

Artigos