QUANDO AS CRIANÇAS CHEGAM PELA PRIMEIRA VEZ À EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Célia Verônica Marcarini Rede Municipal de Educação de Vila Velha (ES).
  • Vania Carvalho de Araújo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo inicial de acesso e permanência das crianças em uma instituição de educação infantil pública do município de Vila Velha (ES) que atende crianças somente a partir dos três anos de idade. Na primeira etapa de investigação, com duração de um mês, realiza-se um estudo exploratório qualitativo buscando observar e descrever as expectativas e os conflitos
iniciais evidenciados nas interações entre as crianças que, pela primeira vez, frequentam a creche. Partindo-se das observações iniciais identificadas, a segunda etapa da pesquisa, transcorrida até o final do ano, realiza um estudo de caso do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2009). Tendo como sujeitos da pesquisa as crianças, a professora da turma e a cuidadora, foram utilizados como instrumento de coleta e análise de dados a observação participante, o diário de campo e entrevistas do
tipo semiestruturada. Identifica-se a adaptação das crianças como estratégia predominanteutilizada no trabalho com os educandos e  propõe-se o acolhimento como uma prática necessária a ser considerada em todo o processo de acesso e permanência das crianças na educação infantil.

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Publicado

2017-10-17

Edição

Seção

Artigos