REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

  • Jociano Coêlho de Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Thelma Panerai Alves Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de identificar e analisar, por meio de um levantamento temático, as representações sociais de formação continuada de professores nas dissertações e teses defendidas nos últimos anos no Brasil. Para o mapeamento das teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) utilizamos um recorte temporal de 2010 a 2016, pautados
na Teoria das Representações Sociais (TRS). Adotamos, como critério de inclusão, que as dissertações e as teses disponíveis estivessem escritas em português, na versão online, e que tivessem como objetivo de pesquisa identificar as representações sociais de formação continuada. Os resultados mostram, de maneira geral, que os autores identificam as representações de formação continuada como um processo de aprendizagem em busca da construção do conhecimento, isto é, a formação continuada é vista pelos professores como um momento de
qualificação para a atuação docente.

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Publicado

2017-10-18

Edição

Seção

Artigos