APRENDIZAGENS, AFETOS E DESAFIOS:

DOCÊNCIA E DISCÊNCIA EM CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77981

Palavras-chave:

Docência, Discência, Ensino remoto, Universidade e sociedade, Paulo Freire

Resumo

O contexto de pandemia, devido ao COVID-19, fez emergir diversas mudanças e transformações no cotidiano das pessoas e, particularmente, no contexto universitário. O objetivo deste artigo/relato de experiência é realizar um debate sobre os desafios do exercício da docência em tempos de pandemia, assim como acerca do processo de construção do ensino remoto, considerando as vivências e experiências educativas e pedagógicas neste contexto. Para tanto, são apresentadas reflexões provenientes das vivências da docente/pesquisadora e autora do texto no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento de projetos de extensão. A metodologia aqui utilizada propõe-se, para além de expor os resultados de uma pesquisa, a apresentar a experiência construída na docência-discência e, desse modo, afirmar que o que se torna relevante são os processos educativos tecidos ao longo do processo de aprendizagem construídos em tempos de pandemia. A discussão apresentada está orientada segundo o pensamento de Paulo Freire, considerando a relevância dos seus escritos para pensar a educação como prática de liberdade, um exercício que se constrói a partir do diálogo, da relação docência e discência, do ensino-aprendizagem e da natureza política e transformadora do processo educativo na Universidade em sua relação com a sociedade.

Biografia do Autor

Fernanda Priscila Alves da Silva

Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Referências

BASTOS, Fabio da Purificação de. Dizer a sua palavra. In: STRECK, Danilo R;
REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte:
Autêntica, 2008, p. 144-145.
FERNANDES, Cleoni. Amorosidade. In: STRECK, Danilo R; REDIN, Euclides;
ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008,
p. 37-38.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 12. ed. São Paulo:
Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
63. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
SILVA, Fernanda Priscila Alves da. [Correspondência]. Destinatários: Estudantes
matriculados na disciplina Introdução ao Trabalho acadêmico do semestre 2020.1,
UFBA, 25 de maio de 2020. Assunto: Notícias sobre encaminhamentos da disciplina.

Downloads

Publicado

2021-12-24