DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19:

EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77984

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Pandemia, Trabalho docente, Precarização

Resumo

Com a pandemia, diversos setores foram prejudicados, o que torna irrefutável a implementação de políticas públicas sobretudo na educação. A ausência ou omissão da implementação de políticas educacionais para o enfrentamento da crise agrava ainda mais as desigualdades, entre as quais a precarização do trabalho docente. Nesse sentido, nosso objetivo neste texto foi trazer algumas reflexões acerca da ausência de iniciativas do Estado no atendimento à educação pública, mais especificamente no Ensino Superior, com políticas que assegurassem a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. Trata-se de uma discussão teórica pela qual problematizamos o cenário da COVID-19 no Brasil, o papel do Estado na elaboração e implementação de políticas públicas em educação e as consequências da falta de iniciativas do Estado no trabalho e na profissão do professor do Ensino Superior. Como resultado, identificamos que se passou a exigir dos docentes eficiência na aplicação de tecnologias digitais, ao mesmo tempo que suas qualificações acadêmicas, principalmente as ligadas à produção da pesquisa e extensão, ficaram em segundo plano, arrastando a docência a um processo de inversão de prioridades do protagonismo educacional. É inegável o papel das tecnologias de informação na garantia das condições educacionais mínimas para continuidade dos estudos durante a pandemia, contudo não podemos deixar de destacar as tendências problemáticas que sua aplicação massiva e desordenada por parte de governos representou.

Biografia do Autor

Maria Josélia Zanlorenzi, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR).

Samuel Liebel, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR).

Saulo Rodrigues de Carvalho, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR).

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Publicado

2021-12-24